Sotaques e preconceito linguístico

Os sotaques sempre foram divididos em valorizados e não valorizados. Sejam os regionais, dos falantes de uma mesma língua, mas moradores de partes diferentes da nação. Sejam os “gringos”, de pessoas que falam uma língua estrangeira ou uma segunda língua.

O sotaque do interior paulista é tratado como sotaque de caipira e menosprezado, enquanto o sotaque carioca já foi até considerado o oficial do português do Brasil. Essas divisões causam não só ridicularização, como também perpetuam ideias de hierarquias sociais. É claro que a valorização de um sotaque está diretamente ligada com o poder social, ou até econômico, de seu falante.

Vemos isso não só na diferenciação entre o sotaque carioca e o da zona rural, mas também quando um estrangeiro fala uma língua. Um brasileiro, ou indiano, falando inglês não tem a mesma recepção que um francês ou alemão. E isso fica ainda mais forte quando esse falante não tem a língua como língua estrangeira, mas sim como segunda língua.

O espaço da sala de aula sempre vai ser heterogênio, assim como sempre vai ser hostil. A diversidade é sempre acompanhada do estranhamento. Por tanto, cabe ao professor mediar e erradicar esse tipo de preconceito nas aulas de língua. Na aula de língua materna é preciso reconhecer todas as variedades da mesma, tornando-as válidas. Na aula de língua estrangeira é preciso fazer o mesmo e deixar claro que nenhuma língua é totalmente pura, em todas há diversidade. No caso de alunos bilíngues a questão pode ser tratada na própria aula de língua materna, mostrando que o bilinguismo existe e é um fenômeno que deve ser reconhecido e valorizado, não encarado como poluição da língua. Dessa forma, o preconceito linguístico é desconstruído e junto com ele preconceitos sociais e a xenofobia também.

Mais do que ensinar a língua, cabe ao professor reconhecê-la e tratá-la como detentora de diversidades.

 

bilingual

Anúncios

2 comentários sobre “Sotaques e preconceito linguístico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s