Línguas estrangeiras para surdos

O receio de usar tecnologias atuais em sala de aula pode ser um risco a ser tomado em situações em que computadores, tablets e celulares poderiam ajudar. No ensino de surdos os aparelhos tendem a auxiliar mais do que atrapalhar. Ensinar uma língua estrangeira a pessoas surdas requer mais que livros didáticos e exercícios de repetição. Imagens, vídeos e legendas são importantes para a compreensão quando não se pode depender da audição.

O uso dessas tecnologias em sala de aula pode ser mais interativo, pois nesse caso não cabem métodos muito tradicionais, pois não seriam eficientes em muitos casos. Principalmente se o aluno tiver a língua de sinais como primeira língua. Em uma mesma sala de aula pode ter uma diversidade de alunos, como ouvintes, surdos que se comunicam também pela fala como por sinais, ou só por sinais. Acaba sendo um desafio para o professor descobrir como acomodar dificuldades diferentes.

Tecnologias podem ajudar nessas situações, mesmo que não deva existir, por enquanto, muitos aplicativos e sites que auxiliem o aprendizado de surdos. É uma área que deveria crescer muito com as possibilidades que computadores, tablets e smartphones permitem. No mundo globalizado atual é importante que se saiba línguas estrangeiras por inúmeros motivos e com certeza não são apenas pessoas ouvintes que têm (ou deveriam ter) os meios de aprendê-las.

Talitha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s