Desenvolvimento do tema no PLE

Na aula dessa semana, durante o seminário de um grupo que apresentou o texto “Multiletramentos, gênero e PLE” (Santos e Baumvol, 2012) , surgiu uma discussão sobre a abordagem do tema na produção escrita.

A atividade proposta no texto do seminário pedia que os alunos se posicionassem a favor ou contra a certo tema, como por exemplo, as cotas. Diante disso, surgiu uma discussão sobre a relevância do questionamento desse posicionamento. Ou seja, não só apresentar argumentos contra a cota, mas o que significa ser contra cotas, o que isso implica no cenário atual do Brasil.

Nunca em minha vida escolar (tanto no ensino regular, quanto na escola de idiomas) esse questionamento foi trazido à tona. E acredito que isso seja muito importante. Passei uma temporada na Inglaterra e o que percebi foi que, por melhor que fosse o desempenho do estrangeiro na língua inglesa, ainda havia um distanciamento entre ele e os nativos.

Acho que esse exercício de pensar sobre o seu posicionamento ajuda o aluno a entender o contexto social, econômico e político do país e, desse modo, ele pode situar-se com maior propriedade no cotidiano. O que talvez possa ajudar a diminuir esse distanciamento que senti em minha experiência. É como se o aluno estivesse quebrando uma barreira linguística, atingindo uma camada mais profunda de tudo o que envolve o idioma.

Camila

Anúncios

Um comentário sobre “Desenvolvimento do tema no PLE

  1. Oi, Camila! Muito legal a sua reflexão! Acho que este é o caminho para pensarmos em nossa posição como professores e promover uma educação mais crítica! Quem sabe assim consigamos encurtar um pouco essa distância cultural, social, política entre falantes de línguas maternas diferentes!
    Abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s