Uso situado e apreensão linguística

Fazer uso da escrita de algum gênero textual para apreensão de uma língua é uma proposta muito válida e eficaz. Isso, porque é a partir do uso da língua, uso dos gêneros, que o falante se apropria e entende como, quando, e onde usar tais estruturas linguísticas. Pensando na língua como prática social, é importante que o “adquiridor” da língua 2 trabalhe para alcançar o uso situado de determinado gênero. Tal prática o leva a compreender a forma textual, enriquecer vocabulário, conhecer os meios pelos quais tais textos circulam, entre outro.

Aqui, trago uma charge que ilustra a necessidade da prática do uso situado, considerando o sintoma médico como sendo um gênero, em que o paciente diz o que sente, e, posteriormente, o médico aponta o diagnóstico. O contexto da charge se dá no momento em que o Governo Federal brasileiro propõe trazer brasileiros estrangeiros para trabalhar no SUS.

A partir dessa leitura, é possível depreender, de maneira geral, que há uma necessidade de que o médico, a partir da cultura em que está inserido, busque, entenda e aproprie do conjunto de informações sobre tal povo. Assim, ele será capaz de, a partir do uso situado, identificar determinadas palavras usadas naquele gênero, novamente se exposição de sintoma médico for um, para dessa forma, fazer um diagnóstico.

Charge2013-medicos_estrangeiros-728072

(Fonte da imagem: retirado de http://www.ivancabral.com/2013/08/charge-do-dia-medicos-estrangeiros.html acessado em 19/10/2015.)

Paulo Ângelo

Anúncios

Um comentário sobre “Uso situado e apreensão linguística

  1. Oi, Paulo! Bem legal essa reflexão! Pensar a língua como prática social, já é uma escolha metodológica, política e social. No caso da tirinha, além do gênero como você colocou, o que mais fica evidente pra mim é a questão da variação linguística. É uma tirinha que renderia uma aula de português para estrangeiro bem interessante! Abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s