Diversidade em materiais didáticos

Ao comparar diferentes materiais didáticos de língua estrangeira, vê-se que o ensino de uma língua não precisa se prender a simples exercícios de completar ou de tradução. Abordar a linguagem como letramento, em vez de comunicação, usa de textos para introduzir temas a serem debatidos pelos estudantes durante toda a unidade, não apenas como pretexto para os exercícios gramaticais.

Um problema de muitos materiais didáticos é mostrar uma realidade que nem todo estudante se identifica. O foco do material ser ensinar uma língua estrangeira não o impede de ter diversidade nos textos, imagens e até mesmo nas atividades. Muitas vezes os exercícios desses livros acabam reforçando preconceitos  presentes na sociedade. Um dos livros de ensino de inglês visto em aula tinha uma atividade em que o aluno deveria apontar e discutir os diferentes tipos de família.

O debate de temas sociais são tão importantes no cenário de ensino de língua estrangeira quanto no ensino comum. Diversidade de gênero, etnia, econômica etc. é um ponto a favor de se ter em materiais didáticos, pois é uma forma de deixar os alunos interessados e incluídos, aproximando-se da sua realidade em pelo menos algum aspecto.

Talitha do Prado

Anúncios

Um comentário sobre “Diversidade em materiais didáticos

  1. Oi, Talitha! É bem bacana analisar materiais didáticos, não é? Dá para perceber várias questões que tratamos na disciplina e que você colocou em sua reflexão. Como sugestão, ficaria melhor dizer “Abordar a linguagem como uma prática de letramento”! Abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s