A diversidade dentro da sala de aula

A Gramática Prescritiva da Língua Portuguesa nada mais é que uma receita para fazer “bom uso” do português. Ensinar a língua materna a partir dessa perspectiva é abandonar as variações (sejam elas temporais ou regionais) do idioma. O mesmo se aplica ao ensino de Língua Estrangeira, pois é preciso expor e valorizar todas as formas em que a língua aparece, deixando de focar somente nas valorizadas.

Mas não é só a variação da língua que deve ser levada em conta na hora de ensinar, a heterogeneidade do alunado também é de grande influência. A diversidade aparecer tanto no contexto (social, econômico e cultural) dos alunos, como nos níveis de aprendizado em que eles estão.

Reconhecer a diversidade dentro da sala de aula é o primeiro passo para construir uma pedagogia eficaz. Primeiro, porque a partir de um diagnóstico sobre os níveis de proficiência dos alunos é possível criar um ponto de partida que contemple a todos, equilibrando o ambiente de ensino, sem deixar ninguém para trás e nem “atrasar” os que já estão em níveis mais avançados. Segundo, porque a cultura do aluno pode ser de grande auxílio, pois, a partir dela, é possível conhecer mais sobre o contexto do aluno e seus gostos. Isso pode ser útil na hora de usar uma abordagem mais pessoal no ensino, para lidar melhor com dificuldades particulares.

Não há um método de ensino de línguas totalmente eficaz, como expõe Micolli (2013), por isso, é papel do professor adaptar os métodos existentes ao seu público alvo e à sua ideia do que deve ser ensinado. É claro que essa não é uma tarefa fácil, pois há todo um sistema educacional ao qual estão todos acostumados. Mas é clara a necessidade de explorar novas abordagens e perspectivas, para se obter um ensino mais democrático e eficaz.

Suzy Rocha

Anúncios

Um comentário sobre “A diversidade dentro da sala de aula

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s