Distinções entre os termos:
- Abordagem (mais abrangente, engloba pressupostos teóricos) e método (tem uma abrangência mais restrita e pode estar contido em uma abordagem, trata da aplicação dos pressupostos).
- Aprendizagem (desenvolvimento formal e consciente da língua) e aquisição (desenvolvimento informal e espontâneo da língua).
- Segunda língua ( a língua estudada é usada na comunidade – um brasileiro estudando inglês na Inglaterra) e Língua Estrangeira (a língua não é usada na comunidade – um brasileiro estudando inglês no Brasil).
– AGT (A Abordagem da Gramática e da Tradução)
- Consiste no ensino da segunda língua pela primeira;
- A ênfase está na forma escrita da língua;
- Pouca ou nenhuma atenção é dada para pronúncia ou entonação.
– AD (A Abordagem Direta)
- Consiste no ensino da segunda língua através da segunda língua;
- Jamais recorre à tradução, o aluno deve aprender a “pensar na língua”;
- A ênfase está na língua oral e na integração das quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever);
Obs.: a AD é mais defendida/apreciada pelos metodólogos, porém a AGT é mais empregada pelos professores na prática.
– AL (A abordagem para a leitura)
- O objetivo era, obviamente, desenvolver a habilidade da leitura;
- O desenvolvimento do vocabulário era essencial;
- Predominavam os exercícios escritos.
– AAL (A abordagem audiolingual)
- É a reação dos próprios americanos contra a AL;
- AS premissas que sustentam o método foram reformuladas, sendo elas: língua é fala, não escrita; língua é um conjunto de hábitos; ensine a língua, não sobre a língua; as línguas são diferentes.
Há outras abordagens. Entretanto, a solução proposta é a do ecleticismo inteligente, incorporar o novo ao antigo, uma forma de mesclar as abordagens baseada nas experiências em sala de aula.
Amanda Bastos
Oi, Amanda!
Legais as anotações! Você, como possível futura professora de línguas, chegou a refletir sobre qual abordagem você adotaria em suas aulas? Alguma te agrada mais? Você concorda com a solução proposta por Leffa?
Um abraço!
CurtirCurtir